Ipem-PE fiscaliza supermercados e padarias no Grande Recife

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizaram, nos dias 22, 23 e 27/09, uma fiscalização em supermercados e padarias no Grande Recife. A ação teve o objetivo de conferir se os produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados estavam de acordo com as especificações contidas em suas respectivas embalagens.

Durante a ação, os fiscais analisaram amostras de produtos de variados setores de produção, para verificar se o peso líquido informado no produto e o peso efetivamente entregue ao consumidor estavam de acordo. Também foram analisadas se as informações nas embalagens dos produtos colocados à venda pelo estabelecimento correspondiam ao peso real dos itens de conteúdo líquido.

Ao todo foram analisados 141 produtos, dos quais 26 foram reprovados por apresentarem peso abaixo do indicado na embalagem ou ausência de indicação quantitativa. A equipe técnica também recolheu para análise amostras de bombons de chocolate, para serem analisadas nas dependências do Instituto.

“O objetivo neste tipo de ação é garantir que o consumidor não seja prejudicado. Vamos continuar fiscalizando o comércio, verificando se os produtos estão de acordo com os requisitos estabelecidos na legislação metrológica brasileira e  proporcionando uma relação de consumo justa”, destacou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O cidadão que suspeitar de irregularidades ou tiver dúvidas pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PE, pelo e-mail: ouvidoria@ipem.pe.gov.br, pelo telefone 0800 081 1526 ou através do site www.ipem.pe.gov.br.