Ipem-PE verifica radares em Caruaru

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) realizou, entre os dias 12 e 16 de abril, uma fiscalização nos radares de velocidade localizados na BR-104, em Caruaru. A ação inspecionou 16 equipamentos e todos foram aprovados.

 

A verificação dos medidores de velocidade para veículos automotivos (radares) é realizada em todo o Estado de Pernambuco seguindo o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 544/2014. O IPEM-PE fiscaliza os instrumentos e verifica a exatidão das medições efetuadas por estes equipamentos. Os radares em uso são submetidos à verificação de caráter obrigatório anualmente ou sempre que sofrerem manutenção.

 

O trabalho de verificação de radares é realizado com um medidor de velocidade (cronotacômetro) instalado num veículo oficial. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista. Os equipamentos aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Em caso de reprovação, a empresa responsável pelo radar é autuada e o equipamento interditado.

 

“A verificação periódica do funcionamento correto dos radares de velocidade é fundamental para garantir segurança no trânsito. Um radar verificado garante a legitimidade das multas emitidas em função dos radares, atendendo os parâmetros determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro”, afirma Ary Morais, Presidente do Ipem-PE.

 

O cidadão pode realizar consulta para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento através do Portal de Serviços do Inmetro no Estado (servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento). Caso o cidadão desconfie de alguma irregularidade também pode entrar em contato com a ouvidoria através do 0800 081 1526 ou do formulário de denúncia constante no site www.ipem.gov.br.