IPEM realiza ações de fiscalização e orientação na Semana do Consumidor

Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizou diversas ações de fiscalização e orientação entre os dias 11 e 15. A iniciativa contou com a participação de órgãos que integram a Rede Consumidor PE.

 

Durante o primeiro dia da ação, instituições como a Vigilância Sanitária do Recife, Procons Recife e Pernambuco, Anatel, Ministério Público de Pernambuco, OAB-PE, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e Associação de Defesa da Cidadania do Consumidor (Adecon) avaliaram se a comercialização de produtos e serviços estava ocorrendo dentro das exigências necessárias em lojas do Shopping Riomar. Três lojas foram autuadas pelo Ipem-PE por comercializarem produtos sem o selo de conformidade do Inmetro e sem a etiqueta têxtil exigida.

 

No segundo dia, técnicos do Ipem encontraram, no supermercado extra, localizado no bairro da Madalena, produtos como carnes e frios sendo vendidos sem a indicação do peso e da tara correspondente. De acordo com a Diretora Técnica do Ipem-PE, Ana Karla Andrade, “É importante que os produtos indiquem o peso descontando a embalagem (tara) para que o consumidor saiba pelo que está pagando”.

 

O Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, foi alvo das fiscalizações conjuntas na quarta-feira (13), terceiro dia da ação. Técnicos do Ipem fiscalizaram as balanças do despacho de bagagem e, dos 65 instrumentos fiscalizados, 15 foram reprovados e 4 foram interditados, estes por apresentar erro de medição em prejuízo ao consumidor.

 

O quarto dia da ação foi marcado pelo Seminário Alimentos: Consumo Seguro, promovido pelo Ministério Público de Pernambuco, através do Caop Consumidor, e demais órgãos integrantes da Rede Consumidor PE. O evento teve como objetivo capacitar membros do MPPE, integrantes da Rede, estudantes e representantes do setor produtivo e comercial sobre a fiscalização, segurança, rotulagem e consumo seguro de alimentos.

Uma ação gratuita de conscientização e cidadania marcou o último dia da Semana do Consumidor. Nesta sexta-feira (15), data em que se celebra o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Ipem-PE  e demais integrantes da Rede Consumidor PE estiveram na Estação Central do Metrô no Recife orientando o público sobre a importância das entidades de defesa do consumidor, distribuindo cartilhas e tirando dúvidas. “O objetivo principal é alertar os consumidores de seus direitos, para que estejam seguros em fazer suas compras e não sejam lesados em suas relações de consumo”, afirma Adriano Martins, presidente do Ipem-PE.