Ipem e PRF fiscalizam veículos de carga em São Caetano

 

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizam, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, uma fiscalização intensiva a veículos de cargas sólidas na BR-232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. O foco da ação está na verificação de cronotacógrafos, equipamentos que monitoram o tempo de direção, a distância percorrida e a velocidade desenvolvida pelos veículos.

O trabalho faz parte do Plano de Prevenção de Acidentes, composto pelo Ipem e pela PRF. A Força-tarefa contará ainda com a participação de órgãos delegados do Inmetro, representados pelos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe.

O objetivo da fiscalização é minimizar os riscos de acidentes nas rodovias. “A ideia é realizar uma inspeção completa nos veículos, averiguando desde os limites de velocidade até a regularidade dos documentos, aumentando a segurança nas estradas”, afirma Adriano Martins, Presidente do Ipem-PE.

A ação ostensiva de fiscalização tem a meta de verificar não só os certificados de cubagem de caminhões e ônibus (se os volumes de carga estão de acordo com a capacidade do veículo), como também realizar a aferição dos cronotacógrafos. Esses aparelhos têm uso obrigatório e são considerados a “caixa-preta” de caminhões, ônibus e demais veículos com capacidade para transportar mais de 4.536kg ou acima de dez passageiros.